Páginas

MONDRIAN E O MOVIMENTO DE STIJL

Arte, Arquitetura e Design da Holanda
 no Início do Século XX



Uma boa exposição é sempre programa imperdível, esse post é um pequeno registro dessa experiência. Nesse final de semana fui ver a exposição no Centro Cultural Banco do Brasil, em Belo Horizonte, Mondrian e o Movimento De Stijl. A mostra reúne trabalhos menos conhecidos do artista holandês Piet Mondrian (1872-1944) além de fotografias, maquetes e mobiliários de seus companheiros da revista De Stijl (O Estilo). Esta revista, fundada por Mondrian e Theo Van Doesburg, foi um dos principais veículos usado pelos artistas que iniciaram o movimento Neoplasticismo e tinha como finalidade a divulgação de seus trabalhos. Interessante observar como os princípios do Neoplasticismo até hoje inspiram a arte, a moda, o design e a publicidade.















   









Neoplasticismo

Neoplasticismo é o termo criado pelo artista holandês Piet Mondrian para uma arte abstrata e geométrica. Segundo o artista, a arte deve ser desnaturalizada e liberta de toda referência figurativa ou de detalhes individuais de objetos naturais. Assim, Mondrian restringiu os elementos de composição pictórica à linha reta, ao retângulo e às cores primárias, azul, amarelo e vermelho, aos tons de cinza, preto e branco.

. . .


{INSPIRAÇÕES}



  "Marge" Simpson

Yves Saint Laurent
Coleção Haute Couture | Outono/Inverno 1965


Mondrian by Ives Saint Laurent

Essas imagens não estavam na exposição que eu vi no CCBB em Belo Horizonte, são apenas citações que mostram que a influência do estilo de Mondrian permanece até os dias de hoje.


. . .


Mondrian e o Movimento de Stijl
De 20 de julho a 26 de setembro de 2016, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Belo Horizonte.

Veja mais em:
Instagran: @ccbbbh



Nenhum comentário: